Conferencistas

 

CELSO FAVARETTO
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1968), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1978), doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1988), e livre-docência pela Faculdade de Educação da USP (2004). Professor na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo entre 1976 e 1985. Atualmente é professor aposentado da Universidade de São Paulo, onde leciona desde 1985. Dentre várias publicações, destacam-se Tropicália: alegoria alegria, 4a edição, Cotia, 2007; A invenção de Hélio Oiticica, 1a edição, São Paulo, Edusp, 1992; e seu livro mais recente, A contracultura, entre a curtição e o experimental, 1a edição, São Paulo, N-1 edições, 2019.

CHRISTEL FRICKE
UNIVERSITETET I OSLO

Possui graduação em Filosofia, Línguas Românicas e Literatura e doutorado em Filosofia pela Universidade de Heidelberg. É professora do Departamento de Filosofia, Clássicos, História da Arte e das Ideias na Universidade de Oslo, Noruega. Diretora de pesquisa subseção Moral Agency, do Centre of Study of Mind in Nature. Membro da Royal Norwegian Society of Sciences and Letters e da Norwegian Society of Science. Foi professora visitante na Universidade do Arizona, na Universidade Humboldt, Universidade de Oxford, Universidade de Cambridge e Universidade de Columbia, entre outras. Trabalha principalmente nos campos de estética e filosofia moral, especialmente em Kant. Publicou os livros Kants Theorie des reinen Geschmacksurteils e Zeichenprozess und ästhetische Erfahrung, além de diversos artigos. Dedica-se, sobretudo, à estética e à filosofia moral do século XVIII, especialmente ao pensamento de Kant.

GEORG BERTRAM
FREIE UNIVERSITÄT BERLIN

Professor titular de Estética e Filosofia Teórica junto ao Departamento de Filosofia da Freie Universität Berlin desde 2007. Doutorado (Universidade de Giessen, 1997) em Filosofia e Habilitation em Filosofia (Universidade de Hildesheim, 2004). Professor Junior do Departamento de Filosofia da Universidade de Hildesheim (2002-2007). Professor visitante, dentre outras, nas Università degli Studi Roma Tre (2015) e Università degli Studi di Torino (2015). Dentre os vários artigos e livros, muitos deles traduzidos para o inglês, espanhol, italiano e coreano, destacam-se Was ist der Mensch? Warum wir nach uns fragen? [Que é o homem? Por que nos perguntamos por nós?], Stuttgart: Reclam (2018); Hegels Phänomenologie des Geistes. Ein systematischer Kommentar [Fenomenologia do Espírito de Hegel. Um comentário sistemático], Stuttgart: Reclam (2017); Kunst als menschliche Praxis. Eine Ästhetik [Arte como práxis humana. Uma estética], Berlin: Suhrkamp (2014); Kunst. Eine philosophische Einführung [Arte. Uma introdução filosófica], Stuttgart: Reclam (2005). Em português, em 2020, publica o artigo: “A Teoria Estética de Adorno e a questão da eficácia social da arte”, em Dissonância. Revista de Teoria Crítica.

LAURENT JAFFRO
UNIVERSITÉ PARIS 1

Doutor em Filosofia pela Universidade Paris Nanterre. Professor de Filosofia Moral na Universidade Paris I Panthéon Sorbonne, Pesquisador Sênior do Instituto Universitário da França e membro do laboratório PHARE (Philosophie, Histoire et Analyse des Représentations Économiques). Professor visitante em Paris Nanterre, e nas Universidades de Neuchâtel e Blaise Pascal Clermont-Ferrand II. Atualmente pesquisa as dimensões psicológicas e normativas acerca da confiança e desconfiança, culpabilização e perdão. Seu último livro, La couleur du gôut. Psychologie et esthétique au siècle de Hume (Paris, 2019) debate as abordagens sentimentalista e racionalista acerca do juízo.

PAOLA BERENSTEIN JACQUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialização em Teoria e Projeto de Arquitetura e Urbanismo pela ENSA de Paris-Villemin com a AA School (Londres), mestrado em Filosofia da Arte e doutorado em História da Arte e da Arquitetura pela Université de Paris I Panthéon Sorbonne. É professora titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e dos Programas de Pós-Graduação em Artes Visuais e em Dança da Universidade Federal da Bahia. Pesquisadora Produtividade CNPq, coordenadora do grupo de pesquisa Laboratório Urbano, pesquisadora associada ao Laboratoire Architecture/Anthropologie (LAA/LA VUE/CNRS ENSA Paris-La-Villette). É autora dos livros: Les Favelas de Rio (2001), Estética da Ginga (2001), Esthétique des favelas (2003), Elogio aos errantes (2012), Fantasmas modernos (2020) e Pensamentos selvagens (2021).

ROSA DIAS
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Professora titular do Departamento de Filosofia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e uma das maiores especialistas em Nietzsche do Brasil, especialmente em temas relacionados à área de estética. Organizou diversos volumes de coletâneas sobre esse autor, tais como Leituras de Zaratustra (2011), Nietzsche e as cartas (2019) e Nietzsche e o riso (2020), e publicou, entre outros, Nietzsche e a música (1994), Nietzsche educador (2003), Nietzsche, vida como obra de arte (2011), Páginas da vida, páginas da arte (2016) e Passagem nietzscheana (2019).

STEFANIE BUCHENAU
UNIVERSITÉ PARIS 8

Professora no Departamento de Estudos Germânicos da Université Paris 8. Sua pesquisa abrange um amplo espectro de tópicos sobre a filosofia e a literatura do século XVIII, como a estética, a antropologia e a medicina, com especial ênfase no esclarecimento alemão. Com muitas obras publicadas sobre Leibniz, Wolff, Baumgarten, Kant e outros, ela é autora de The Founding of Aesthetics in the German Enlightenment, The Art of Invention and the Invention of Art (2013) e organizadora de Médecine et philosophie de la nature humaine, de l’Âge classique aux Lumières (em colaboração com Raphaële Andrault, Claire Crignon e Anne-Lise Rey; 2014) e Esthétiques de l’Aufklärung (em colaboração com Elisabeth Décultot; 2006).

VINICIUS DE FIGUEIREDO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Doutor em filosofia pela Universidade de São Paulo e professor titular do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Paraná. Atua nas áreas de estética e filosofia moderna, com ênfase especial sobre a doutrina kantiana, seus precursores e desdobramentos. Publicou artigos sobre autores tais como Kant, Rousseau, Diderot, Nietzsche e Cassirer. Traduziu para o português As observações do sentimento do belo e do sublime, de Kant.