Comissão Organizadora
CÍNTIA VIEIRA DA SILVA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
Graduada, mestre e doutora em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas, com período sanduíche na École Normale Supérieure-Lettres et Sciences Humaines (ENS-LSH), em Lyon, França. Desenvolveu pesquisa em torno da dança em estágio pós-doutoral no programa de pós-graduação em Filosofia da Universidade de São Paulo. Professora associada do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Ouro Preto. Pesquisa o corpo como questão filosófica, a relação entre corpo e imagem em suas implicações estéticas, ético-políticas e epistemológicas, tendo como principais referências Deleuze, Espinosa e, mais recentemente, Paul B. Preciado. Autora dos livros Corpo e pensamento: alianças conceituais entre Deleuze e Espinosa e Devires filosofantes. Presidenta da Associação Brasileira de Estética.
FERNANDA PROENÇA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Graduação em filosofia pela Universidade de São Paulo e mestrado em filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente é doutoranda em filosofia na Universidade Federal de Minas Gerais, bolsista CAPES. Atua na área de estética, com ênfase em Theodor Adorno e questões contemporâneas concernentes ao museu e ao exercício curatorial. Membro da diretoria da Associação Brasileira de Estética.
MIGUEL GALLY
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Estudou filosofia nas Universidades Federais da Paraíba e do Rio de Janeiro, e na Westfälische Wilhelms Universität Münster. Recebeu bolsas de formação e pesquisa do CNPq, DAAD, CAPES e FAP-DF. Foi professor visitante dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia (2008-2010) e em Arquitetura e Urbanismo (2016), ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pesquisador visitante nas Universidade de São Paulo (2016), University of Amsterdam (Pos-Doc, 2017-2018) e Freie Universität Berlin (Pos-Doc, 2017-2018). Professor Associado (2018) de Estética & Filosofia da Arte e da Arquitetura junto ao Departamento de Teoria e História em Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília. É líder (desde 2018) do Ambiente 33 – Espacialidades, Comunicação, Estética e Tecnologias – Grupo de Pesquisa Interdisciplinar/CNPq, e da rede de pesquisas Estéticas no Centro (www.esteticasnocentro.org). Membro da diretoria da Associação Brasileira de Estética
PEDRO FRANCESCHINI
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Doutorado em filosofia pela Universidade de São Paulo, com período sanduíche na Ruhr Universität Bochum/Hegel Archiv. Professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal da Bahia. Pesquisa temas da estética e da filosofia moderna, com especial ênfase no Romantismo e no Idealismo alemão, além da investigação de obras literárias. Publicou artigos e capítulos de livro sobre autores como Schiller, Hölderlin e Schelling, e traduziu para o português os escritos estéticos de Herder. Membro da diretoria da Associação Brasileira de Estética.
RAFAEL LOPES AZIZE
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal da Bahia. Possui licenciatura em letras pela Universidade de Lisboa, mestrado em teoria literária pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em filosofia pela Universidade Estadual de Campinas. Em 2017-2018 realizou estágio pós-doutoral com Richard Eldridge no Swarthmore College (EUA) e com Celso Braida na Universidade Federal de Santa Catarina. Publicou artigos e capítulos de livro sobre experiência estética, significação e interpretação em chave pragmática, e organizou os volumes Wittgenstein nas Américas (Edufba, 2018) e Em defesa das humanidades (Edufba, 2020). Atualmente investiga concepções contemporâneas de usos da arte no mundo da vida, tensionadas por um autonomismo radical e um instrumentalismo reducionista.
ROSA GABRIELLA DE CASTRO GONÇALVES
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Graduação em filosofia pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em filosofia pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio pós-doutoral no Departamento de Arte e História da Arte da Universidade de Stanford. É professora associada do Departamento de História da Arte e Pintura e dos Programas de Pós-Graduação em Artes Visuais e Filosofia da Universidade Federal da Bahia. Pesquisadora produtividade CNPq e coordenadora do grupo Teoria da Arte Moderna e Contemporânea (UFBA). Em 2016 publicou o livro Kant, Greenberg e a questão do formalismo na arte. Tem experiência na área de artes, com ênfase em fundamentos e crítica das artes. Membro da diretoria da Associação Brasileira de Estética.
VLADIMIR VIEIRA
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Doutor em filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor associado do Departamento de Filosofia da Universidade Federal Fluminense. Atua nas áreas de estética e filosofia moderna, com ênfase especial sobre a doutrina kantiana, seus precursores e desdobramentos. Publicou artigos sobre autores tais como Kant, Schiller, Schopenhauer, Nietzsche e Hume, e traduziu para o português os ensaios teóricos de Schiller sobre o sublime e a tragédia. Ocupa no momento o cargo de vice-presidente da Associação Brasileira de Estética.